9 de agosto de 2019

Rocha espacial passará perto da Terra no sábado (10) a mais de 16 mil Km/h

Um asteroide maior do que um arranha-céu passará perto da Terra no sábado (10), mas não há motivo para preocupação, dizem especialistas. O asteroide chamado 2006 QQ23 chegará a uma distância de 0,049 unidade astronômica, ou cerca de 7,3 milhões de quilômetros do nosso planeta, a uma velocidade de mais de 16 mil km/h. Pode parecer muito, mas em termos astronômicos, é perto o suficiente para que o objeto seja classificado como um "asteroide próximo da Terra". Além disso, a essa distância a rocha é considerada "potencialmente perigosa".

A rocha espacial tem cerca de 570 metros de diâmetro - maior do que o Empire State Building. No entanto, astrônomos dizem que mesmo com esse tamanho, passando relativamente perto e em alta velocidade, não precisamos nos preocupar com um possível impacto na Terra. Pesquisadores do Departamento de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa disseram à CNN que asteróides com esse tamanho passam pela Terra por volta de seis vezes por ano.

O impacto de um asteroide com o tamanho do 2006 QQ23 poderia devastar uma área do tamanho de um estado. Mas a Nasa não acredita que um asteroide possa cair na Terra tão cedo. A agência tem tecnologia para rastrear às rochas espaciais e, detectar ameaças. Uma missão da Nasa está desenvolvendo um sistema de defesa contra asteróides; trata-se de um veículo espacial que poderá ser arremessado contra asteróides para mudar a sua rota."

Fonte:  Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!