27 de agosto de 2019

AGED captura morcegos transmissores da Raiva em Olho d'Água das Cunhãs-MA


Do Blog do Antônio Filho

A AGED (Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão), na tarde desta segunda feria (26) iniciou o trabalho de busca por  abrigos e, captura de  morcegos hematófagos, transmissor do vírus da raiva bovina, em uma fazenda, na zona rural de Olho d’Água das Cunhãs MA. O trabalho foi realizada por uma equipe especializada na captura do animal e, contou com o apoio de Everton Veras,  técnico de fiscalização agropecuária, responsável pela unidade no Município.

A  primeira etapa foi realizada por volta das 16h30min, os profissionais da aged irão retorna no período da tarde hoje (27) e realizar um novo trabalho de captura dos animais na mesma fazenda e em outras da região. Às propriedades ficam na BR 316, trecho dos povoados, Lombada, Taboca, Zé Chicão, Telêmacos, Setúbal dos Barreiros e ainda no Povoado Alto Bonito que, pertence ao município de Bom Lugar-MA.

As ações de busca ativa, cadastramento e monitoramento de abrigos de morcegos acontecem como parte do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), que, padroniza as medidas de controle da doença e promove a capacitação permanente dos seus profissionais.

Entenda o caso 

O dono de uma propriedade comunicou á unidade local da AGED sobre o caso e, desde fevereiro deste ano, cinco animais morreram com sintomas da doença, o sexto animal apresentou os sintomas e o responsável procurou, Everton Veras,  Técnico de Fiscalização Agropecuária, o profissional esteve na Fazenda dia 05/08,  o animal que, apresentava o sintomas de raiva bovina  foi abatido, retirado o cérebro e encaminhado para exames laboratoriais na UEMA em São Luís-MA.

Parte significativa da população de Olho d'Àgua e cidade vizinhas, diminuiu o consumo da carne bovina  (gado), até nos pontos que, vendem o tradicional espetinho de carne, amentou  a procura por frango ou porco. 

              
A Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando e, realiza parcerias com à AGED e Secretaria de Estado da Saúde, através da Unidade Regional de Bacabal-MA.

Edição: Mearim Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!