6 de abril de 2019

Realizada a 3° Conferência Municipal de Saúde em Olho d'Água das Cunhãs-MA


Aconteceu ontem (05), a 3° Conferência Municipal de Saúde em Olho d'Água das Cunhãs-MA, com o tema:

"Democracia e Saúde"
SSaúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS.

Após às execuções do Hino Nacional e Municipal, o Secretário de Saúde Hugo Rodollffo abriu às falas, defendeu melhorias na saúde do município, mas, lembrou das dificuldades enfrentadas, pela escassez de dinheiro provindo do Governo Federal. Segundo ele, o gestor vem complementando uma média de 25%, encima dos recursos, para garantir o acesso da população.

Sandra Mendes (Assistência Social), agradeceu a presença e, chamou às conferências de "momento ímpar", onde se debate e se propõe melhorias e soluções. Falou da importância e destacou o aumento do financiamento e promoção da saúde.

O representando do Governo do Estado, Michael exaltou àqueles importância na participação destes eventos. Falou da PEC 95 (famosa PEC da Morte), dá diminuição considerável nos recursos e aumento nos atendimentos. Segundo ele, o profissional de saúde sente na pele o descaso do SUS. Pediu aos participantes que, focassem nos eixos temáticos, sem a inserção de propostas fora da realidade atual do país. Garantiu que a produção será encaminhada à Conferência Estadual e, caso inseridas chegarão à Conferência Nacional. Finalizou desejando bom trabalho a todos.

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Enock lembrou da importância do evento. Disse que, mesmo com insuficiência dos recursos da saúde, dispomos de bom atendimento. Tratou da parceria do Legislativo com todas às pastas da gestão e fez menção aos colegas de parlamento, onde destacou a presença do vereador João Sérgio (PCdoB). Desejou boa conferência a todos.

Após, breve fala de Leidiane Araújo, Delegada Sindical dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde), o Pastor Aloísio Soares da Igreja Assembleia de Deus, deu às boas vindas aos participantes e pediu a Deus, bençãos a todos do evento.

O Secretário Hugo falou em nome do Prefeito Rodrigo:

Detalhou às reformas no Hospital Municipal, Posto de Saúde, UBS do Residencial Primavera e, garantiu que, serão reformadas, às UBS de Santa Maria, Barraquinha, Canela e Telêmacos, além de reforma e ampliação em Bacuri da Linha. Segundo ele, o prefeito tem sido incansável na tentativa de fazer a saúde funcionar adequadamente. Entre às conquistas, está o laboratório de análises clínicas do Hospital e a reformas nas UBS com recursos próprios. O secretário destacou a negociação com os médicos para ampliar os plantões, como solicitado pela CGU. Lamentou às dificuldades impostas pelo Governo Federal, mas assegurou que o município tem superado às adversidades e, pediu á população que, preserve os bens públicos. Ao finalizar a mensagem do gestor, Hugo Rodollffo declarou aberta a 3° Conferência Municipal de Saúde, em nome do Prefeito Rodrigo Oliveira.

O palestrante Wierlan do Vale abriu o tema, onde os profissionais de várias áreas da saúde, absorveram de forma pessoal e em grupos dividos, como de praxe.

A magnitude da conferência, trás ao município, via profissionais envolvidos, além das informações, nova experiência no tocante aos bastidores da saúde, sobre às mazelas e dificuldades, porém nos trás de forma literal e até inconsciente, meios de desamarrar a melhoria na saúde de nossa gente.

Ao gestor, parabéns pelo empenho nas intensas buscas por melhorias na saude, quanto no incentivo e organização do proveitoso evento.

















Um comentário:

  1. Muito bom saber que ODC está sendo inserida nas rotas das conferências municipais de saúde. Tenho participado de várias conferências aqui no Amapá inclusive como relator Estadual com participação nas etapas Nacionais. Caso alguém precise de algum auxílio na elaboração dos relatórios para envio ao CES ou ao CNS fique a vontade pra entrar em contato. (96) 981014846

    ResponderExcluir

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!