30 de abril de 2018

Professores olhodaguenses recebem treinamento continuado do PNAIC 2018

Os professores do Ensino Fundamental até 3ª ano, da educação municipal em Olho d'Água das Cunhãs-MA, participaram (manhã e tarde) da última Sexta-feira (27), de mais uma etapa da formação continuada do PNAIC, que recebeu o título: "SER ALFABETIZADA É DIREITO DA CRIANÇA"

O evento foi dividido em duas turmas, uma na Escola Municipal Vitorino Cabral (Parque Antonio Café) dedicada exclusivamente a professores da pré-escola e outra no prédio da Igreja Batista direcionada a profissionais que atuam de 1ª ao 3ª ano.

O Secretário Municipal de Educação, senhor Mário Sérgio, abriu os trabalhos, onde falou da importância da qualificação profissional, entre os mestres, que por sua vez, são formadores de todas às profissões.

Os formadores locais, ligados à Secretaria de Educação recebem treinamentos na UFMA (Universidade Federal do Maranhão), e repassam mensalmente à aproximadamente 180 profissionais, incluindo professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino.

Os trabalhos são conduzidos, pela coordenadora regional do PNAIC, Alexandrina:
Coordenador local Paulo; 
Às formadoras local do Ciclo de Alfabetização: Geci, Antônia Brito e Ivone; 
Às Formadoras local da Educação Infantil: Ana Maria e Lucélia;
O formador local do Programa Novo Mais Educação,.Halisson

O PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!