22 de março de 2018

Prefeitos abandonam população de Povoados entre Pio XII e Satubinha-MA

Imagens do momento dos cortes de energia na região
Os moradores de alguns Povoados da Zona Rural entre os municípios de Satubinha e Pio XII, foram surpreendidos na manhã de hoje (21), pela equipe de cortes no fornecimento de energia elétrica da CEMAR (Companhia Energética do Maranhão), sob alegação no pagamento das respectivas contas.

Segundo populares, foram interrompidos funcionamento em ESCOLAS MUNICIPAIS, POSTOS DE SAÚDE E POÇOS ARTESIANOS, o que compromete diretamente a saúde da população, o ano letivo dos alunos e a qualidade de vida do povo da região pela falta d'água.

Indignados com o total estado de abandono, os prejudicados usam às redes sociais para publicar e denunciar o descaso dos gestores com a população.

Área de litígio:  


Desde 1996, ano em que a cidade de Satubinha reconquistou a Emancipação Política, a região vive um dilema, por não saber de fato a qual município pertence cada povoado, haja visto, a quantidade de boatos, especulações, promessas políticas e desilusões a cerca do caso.

A população dos povoados Alto da Cruz, Aristirana, Maximiano, Piodozinho, Cigana, Alto do Baixinho, Arame, Santo Antônio, Só Deus, Pendura Saia, Palheiro, Juçaral do Vital e São Roque estão localizados na área territorial do Município Satubinha. Porém, há uma incógnita que, perdura por anos: o fato dos eleitores nunca terem transferido titulo para o município vizinho (Satubinha), o que, ocasiona uma verdadeira confusão, pois os candidatos à prefeito de Pio XII, se instalam nos citados povoados e se comprometem a desenvolver a região e manter o funcionamento dos órgãos públicos que, vinham desde à gestão do ex-prefeito Jonatas Jeová da Silva Filho (Dr. Jonas) de1993-1996, sendo mantidos pela prefeitura de Pio XII-MA.

Na campanha de 2016, os candidatos a prefeito de Pio XII, percorreram a região pedindo votos e se comprometendo a fazer MELHORIAS E MANUTENÇÕES. Entre eles, o atual prefeito Carlos do Biné (PCdoB), o mesmo que, agora cortou o pagamento das contas de energia dos órgãos existentes nos povoados. Um fato intrigante é que, os funcionários públicos concursados e contratados de escolas, postos de saúde e poços artesianos pertencem exclusivamente ao município de Pio XII-MA.

A prefeita Dulcinha de Satubinha que, supostamente recebe os recursos oriundos da região, e o prefeito Carlos do Biné (PCdoB) que, recebeu á votação do eleitores daqueles povoados no pleito de 2016, se negam a pagar a conta. Na queda de braços, entre os dois prefeito pra "NÃO PAGAR A CONTA". quem acaba prejudicado é o povo. Resta saber, quais providências tomará o representante do Ministério Público frente ao problema, pois algo tem que ser feito, em regime de urgência.


Recentemente, o  deputado estadual Júnior Verde (PRB) recebeu os dois prefeitos numa reunião, para tratar do litígio entre Satubinha e Pio XXI, mas o resultado acabou sendo frustrante.

No site do IMESC (Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos), aparece o processo Nº 049/10, relatando "ASSISTÊNCIA INDEVIDA - AP PIO XII" como objeto do problema. Na mesma página aparace os povoados aparecem como localizados na área do município de Satubinha-MA.


Imagens dos protestos dos moradores na BR 316
O Blog Mearim Net tentou contato por telefone com os dois prefeitos mas, não conseguiu.

Moradores de toda região marcaram para a manhã de hoje (22), protestos e interdição na BR 316, na altura do Povoado Cigana. (Detalhes em instantes).

Veja abaixo, vídeo de um morador indignado com os prefeitos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!