20 de novembro de 2017

Indígenas da Tribo Gamela ocupam sede da FUNAI em São Luís-MA


Após uma semana de luta e pressão do Povo Gamela na sede da FUNAI em São Luís finalmente, saiu nesta terça-feira, a portaria no Diário Oficial que, instituiu o Grupo de Trabalho responsável pelos estudos necessários para à demarcação das terras dos Gamela. Povo indígena que, reinvidicações terras no município de Viana-MA.

Apesar da tentativa do INCRA e da FUNAI de retirarem os Gamelas à força do local através de uma ação de reintegração de posse, os indigenas resistiram e conquistaram este importante avanço na luta pela posse da área pertecente ao Povo Gamela.

No entanto, a luta para garantir uma estrutura de atendimento de direitos básicos dos indigenas das etnias Akroá Gamela e Tremembé precisa continuar. Para os indigenas a portaria que criou o Núcleo de Promoção Social não deixa claro que as reivindicações serão atendidas, por isso Gamelas e Tremembés permanecem na sede da FUNAI cobrando uma redação mais clara da portaria.

Precisamos de toda solidariedade dos movimentos sociais para garantir conquistas aos povos Akroá Gamela e Tremembé. A CSP Conlutas convoca todos a fazerem parte desta rede de apoio e cerrarem fileiras até a vitória total dos povos Gamela e Tremembé.

Fonte: CSP Conlutas Maranhão_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!