18 de julho de 2017

Secretarias Municipais realizam Dia de Valorização da Mulher Olhodaguense


Às olhodaguenses participaram hoje (17), de um Dia de Valorização da Mulher, onde receberam informações, fizeram exames médicos, assistiram danças e palestras.
A iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão, através do juíz de direito, Felipe Soares Damous, respondendo pela Comarca de Olho d'Àgua das Cunhãs, , e MP-MA, teve o apoio da Secretaria da Mulher (Rebeca Moura), Assistência Social (Sandra Mendes), Saúde (Hugo Rodolfo), Juventude (Marcos Lima), Educação (Mário Sérgio). Com o Tema: aprendendo com Maria da Penha, o encontro serviu para informar e conscientização sobre a Lei Maria da Penha, que tem sido um divisor de águas no combate a violência contra a mulher, no Brasil.

O encontro proporcionou, às participantes: aferição da pressão arterial, testes de glicemia, exames preventivos e agendamentos de mamografia.

Um dos pontos altos do encontro, foi a participação das mulheres nas atividades, como, à Capoeira, que colocou meninos e meninas em posição de igualdade, e mostrou na prática que é possível dividir espaços, trabalho, esportes, danças, tarefas, sem qualquer diferença. A assistente social, Iza de Oliveira, fez relatos vividos pela própria família, onde expôs insultos sofridos pela filha de 05 anos. Mas, destacou o empoderamento da mulher, o "se aceitar" para superar traumas, e literalmente dá volta por cima.

Às palestras nos períodos matutino e vespertino, prenderam à atenção das mulheres, que assistiram atentamente e puderam entender sobre direitos, deveres e especialmente, onde buscar ajuda e como agir, caso precisem.

O Dia de Valorização da Mulher Olhodaguense, foi encerrado com uma bela apresentação do Projeto Zumba, da Secretaria da Mulher, dirigida pela professora Karol. Alguns meses após o início do projeto no município, é visível a melhoria na qualidade de vida das praticantes, e a satisfação de participar.

Veja abaixo, a programação completa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!