A iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão, através do juíz de direito, Felipe Soares Damous, respondendo pela Comarca de Olho d'Àgua das Cunhãs, , e MP-MA, teve o apoio da Secretaria da Mulher (Rebeca Moura), Assistência Social (Sandra Mendes), Saúde (Hugo Rodolfo), Juventude (Marcos Lima), Educação (Mário Sérgio). Com o Tema: aprendendo com Maria da Penha, o encontro serviu para informar e conscientização sobre a Lei Maria da Penha, que tem sido um divisor de águas no combate a violência contra a mulher, no Brasil.
O encontro proporcionou, às participantes: aferição da pressão arterial, testes de glicemia, exames preventivos e agendamentos de mamografia.
Um dos pontos altos do encontro, foi a participação das mulheres nas atividades, como, à Capoeira, que colocou meninos e meninas em posição de igualdade, e mostrou na prática que é possível dividir espaços, trabalho, esportes, danças, tarefas, sem qualquer diferença. A assistente social, Iza de Oliveira, fez relatos vividos pela própria família, onde expôs insultos sofridos pela filha de 05 anos. Mas, destacou o empoderamento da mulher, o "se aceitar" para superar traumas, e literalmente dá volta por cima.
Às palestras nos períodos matutino e vespertino, prenderam à atenção das mulheres, que assistiram atentamente e puderam entender sobre direitos, deveres e especialmente, onde buscar ajuda e como agir, caso precisem.
Veja abaixo, a programação completa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O usuário é responsável pela repercusão do comentário!