19 de janeiro de 2017

A trajetória e ascensão da Família Furtado na história política de Pio XII


Nascido em São Luis do Maranhão, Beremiz Ivanovitch Ribeiro Furtado (Ivar Furtado), 48 anos, mudou-se para o município de Pio XII, distante 280 KM da capital, onde implantou a duras penas, o Sindicato dos Pescadores e passou a apoiar incondicionalmente à classe.

Irmão do deputado estadual Fernando Furtado (PCdoB), o também comunista, Ivar Furtado, ingressou na política em 2012, ocasião em que recebera a expressiva votação de 843 votos, concorrendo ao cargo de vereador. Foi convidado a assumir uma secretaria municipal, mas preferiu seguir na oposição, ao divergir de mazelas do gestor anterior. Formou chapa pura e fez dobradinha com Carlos do Biné no PCdoB, feito histórico no município, e vitória absoluta nas urnas nas eleições de 2016, com diferença de 2.778 votos do concorrente. Eleito vice-prefeito, elegeu ainda o filho Valderez Furtado (PCdoB) vereador com 861 votos e manteve à classe de pescadores, representada no Legislativo e no Executivo piodozense.

O agora vice-prefeito Ivar Furtado (PCdoB), homem de personalidade forte, habilidade com as palavras e jeito manso na lida com sua classe, taxado por alguns de “forasteiro”, parece não se incomodar com o termo pejorativo, pois, tem dado várias demonstrações de amor à cidade que escolheu, para residir, trabalhar e criar filhos, netos. Algo sempre presente nos seus discursos, é o sentimento e satisfação de morar na zona rural e ajudar Pio XII a progredir, algo que o torna tão ou mais piodozense que outros, por terem tido a oportunidade de melhorar a cidade, mas não fizeram.

Nas Cerimônias de Diplomação em Olho d’Água das Cunhãs, na Cerimônia de Posse do filho Valderez na Câmara de Vereadores e na sua posse como vice-prefeito na Drink, era visível o estado de felicidade, explicito no rosto do homem que assumira o segundo cargo mais importante do município, sem perder a simplicidade.

Em todos os discursos, deixou a mensagem de indignação pelo abandono, mas se mostrou otimista em relação ao novo governo na reconstrução do município.

O vice-prefeito Ivar Furtado e o vereador Valderez, de fato, irão mostrar compromisso com a classe de pescadores trabalhadores rurais e demais classes de Pio XII, como tem declarado abertamente.

A boa vontade da nova gestão, motiva o sentimento dos piodozenses, renova a esperança, faz brotar a semente do progresso e alavanca nossa amada Pio XII rumo ao crescimento. Mesmo em tempos de crise, é perfeitamente possível, dá a volta por cima e colocar o município no roul das melhores cidades do estado.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!