16 de dezembro de 2016

Juscelino Filho (DEM, assegura construção do IFMA em Vitorino Freire

A construção de um campus do IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) para o município de Vitorino Freire, foi garantida pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho, em reunião nesta quarta-feira (14).

Como destaca o deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA), a escolha por Vitorino foi natural e não pessoal, devido a posição geográfica. A unidade também atenderá municípios vizinhos como Olho D’água das Cunhãs, Brejo de Areia, Bom Lugar, Altamira do Maranhão, Marajá do Sena, Paulo Ramos, dentre outros. “Essa é a realização de um sonho. Estamos investindo no campus e isso também vai alavancar todos os setores econômicos da região, assim como também será um ponto de partida para ingresso ao mercado de trabalho. Vitorino tem potencial, o que nos incentiva a buscar investimentos e assim, criar oportunidades pra nossa juventude e melhorar, em escala, a qualidade da vida do vitorinense.”, ressaltou Juscelino, que viabilizou o recurso para a construção através de uma emenda de sua autoria.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, que também estava na reunião, demonstrou-se entusiasmado com a nova unidade. Ainda sem uma lista definitiva, que será decidida na próxima gestão, o Instituto já oferece alguns de nível tecnológico (licenciatura e bacharelado), como Alimentos, Gestão ambiental, Engenharia de alimentos, Zootecnia e Agronomia. Existem outros a nível técnico com foco nos recursos naturais da região e em gestão e negócios.

De acordo com o estudo de viabilidade, o município possui infraestrutura adequada e o local de construção do campus está em processo de definição. O estudo também destaca a potencialidade econômica de Vitorino Freire para o comércio, produção de carne, leite, arroz, mandioca, assim como para a aquicultura e extrativismo vegetal do babaçu, que também podem ser explorados, além dos inegáveis benefícios de interiorização do conhecimento. O recurso da obra de um pouco mais de R$ 11 milhões, já está empenhado, e está marcado para o início do próximo ano o lançamento da Pedra Fundamental na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!