1 de maio de 2016

Asteroide gigante pode colidir com a Terra em 2036, dizem cientistas


Depois de tantas especulações erradas sobre o fim da Terra, ou o bíblico Apocalipse; finalmente chegamos a uma ameaça que parece ser real. Isso porque há algum tempo, cientistas chineses estão estudando uma forma de desviar a rota de um asteroide gigantesco, chamado Apophis, que pode chocar com a Terra em 2036.

De acordo com os especialistas, o problema foi identificado em 2004 e,  desde então, pesquisadores da Academia de Ciências da China estão trabalhando em um projeto audaciosos, com a esperança de criar uma sonda espacial capaz de pousar na superfície do asteroide. Segundo eles, isso permitiria realizar uma perfuração para fazer a coleta de amostras do solo de Apophis e de sua composição. Só então seria possível pensar em alguma maneira definitiva, que altere a rota do corpo e livre, de vez, nosso planeta dessa ameaça.

Mas, conforme as previsões divulgadas até agora, os chineses acreditam que será possível fazer a primeira tentativa de aterrizagem na superfície do asteroide somente em 2029. Até lá, a sonda espacial, apelidada de "caçadora de asteroides" estará em processo de construção e aperfeiçoamento.

Embora os cientistas ainda não saibam a data exata que a colisão pode acontecer, eles garantem que as consequências podem ser desastrosas para a Terra, já que -  segundo estimativas -, o corpo celeste conta com 325 metros de diâmetro e 46 milhões de toneladas. Caso o asteroide realmente se choque com nosso planeta, pode causar uma explosão equivalente à de 100 mil bombas atômicas, o que, com certeza, dizimaria a Terra e causaria o previsto Apocalipse.

Fonte: cennoticias.com

2 comentários:

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!