29 de agosto de 2015

Vale apresenta novo trem que liga o Maranhão ao Pará

Prefeito Edvaldo e o secretário de Industria e Comércio Simplício Araújo
O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, representando o governador Flávio Dino, visitou as instalações do novo trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC), na última quinta-feira (27), na Estação Ferroviária da Vale, em São Luís.

Acompanhado do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e de diversas autoridades, o secretário conheceu as principais instalações do novo trem, os vagões da classe econômica, a área adaptada a pessoas com deficiência e, também, as novidades da classe executiva. A Vale apresentou os novos serviços que passam a ser oferecidos à população a partir do próximo mês, como o restaurante e a área de bagageiros.

“Fico feliz em ver que, a partir de setembro, os maranhenses que optarem pelo transporte ferroviário, vão viajar em um veículo com conforto. Sempre estamos preocupados com a prestação de serviço ao nosso povo, que sem dúvida só tem a ganhar.
A Vale é uma parceira, que vai continuar prestando excelentes serviços ao estado”, avaliou o secretário Simplício Araújo.

O secretário destacou o trabalho realizado com pessoas que vendiam alimentos às margens da ferrovia, as chamadas bandequeiras. Com os padrões do novo transporte, as famílias foram incluídas no Programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda da Vale. Foram criados 22 negócios sociais em seis municípios do Maranhão e um no Pará.

O trem

O novo trem, que circula por 23 municípios maranhenses e quatro do Pará, continua operando com a mesma velocidade, mas está mais amplo e confortável. Agora tem capacidade para receber até 1.600 passageiros por dia.  Para isso foram investidos, segundo a mineradora, mais de 55 milhões de dólares, cerca de R$ 200 milhões.

O diretor de operações da EFC, Cláudio Mendes, explicou que foram adquiridos 39 carros, dos quais seis são executivos, 21 econômicos e 12 de serviços que incluem lanchonete, restaurante, especial para cadeirantes, bagageiro e gerador.

Cada carro executivo da EFC tem capacidade para transportar 60 passageiros. Já nos econômicos haverá 79 lugares. Além disso, toda a composição conta com detector de fumaça, aumentando a segurança dos usuários. As passagens já estão à venda na Estação Ferroviária. A primeira viagem acontecerá dia 14 de setembro, ligando São Luís a Parauapebas, no Pará. 

(Informações do Governo do Estado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!