15 de maio de 2015

Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia integrarão o projeto "MATOPIBA"

A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, esteve em Teresina na tarde desta quinta-feira (14), para lançar o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba (acrônimo formado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A solenidade contou com a presença do governador Wellington Dias (PT) e foi realizada no auditório do Ceir, a partir das 15h.

Na ocasião, o governador fez uma apresentação sobre as potencialidades dos estados do Piaui, Maranhão, Bahia e Tocantins relacionadas ao agronegócio, incluindo irrigação, termelétricas, gás, petróleo e energias renováveis como a eólica.

A presidente Dilma sancionou, no último dia 6 de maio, o de criação da Agência de Desenvolvimento do Matopiba, englobando os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico destas regiões, incluindo tanto grandes, como os pequenos produtores, de forma sustentável e de forma integrada na região.

Matopiba

O Matopiba é considerado a última fronteira agrícola mundial e atualmente representa cerca de 10% da produção de grãos no Brasil. É estratégico para a ascensão social dos pequenos produtores locais e para o incremento da produção sustentável e da exportação agropecuária do país.

Fonte: Portal Sem Fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!