15 de outubro de 2014

Analise do desempenho de cada liderança política de Olho d'Água

O Mearim Net prometeu analisar o desempenho dos políticos olhodaguenses e seus candidatos nas eleições 2014, para ilustrar aos nossos leitores detalhadamente:

Veja abaixo o desempenho de cada liderança política:


Rodrigo Olveira (prefeito)

O prefeito Rodrigo Oliveira (DEM) e seu grupo conseguiu a votação de 3.072 votos para o deputado estadual Sousa Neto.  Deu ao deputado federal Alberto Filho (PMDB) 3.678 votos, mas recebeu ajuda de vários opositores, que acertaram o apoio direto com o parlamentar, o que dificulta à atribuição da votação recebida. 

O deputado de primeiro mandato Sousa Neto (PTN) está entre os 06 parlamentares que ficarão na oposição na Assembleia Legislativa do Estado. Com o intuito de fiscalizar as ações do governo comunista, pode ser isolado no que se refere a emendas parlamentes.

O prefeito perdeu a eleição para governador ao apoiar o empresário Lobão Filho (PMDB) e certamente terá dificuldades no acesso ao Palácio dos Leões. 

• Os deputados ficaram bastante satisfeitos com os resultados.
-------------------------------------------------------------------


O oposicionista Glauber Azevedo (Calango)

O jovem Glauber (Calango) de apenas 27 anos, é novato na política, nunca concorreu a nenhum cargo público, mesmo assim conseguiu eleger todos os candidatos apoiados; deputados estadual e federal, senador e governador. Deu à expressiva votação de 2.420 votos e ajudou eleger o deputado federal André Fufuca (PEN), que se surpreendeu com a votação recebida e já na segunda veio a Olho d’Água agradecer os votos. À deputada estadual reeleita Francisca Primo (PT) recebeu 1.623 votos, mais do dobro esperado. Ajudou a eleger o senador Roberto Rocha (PSB) com 3.799 votos e junto aos demais oposicionistas deu ao governador eleito Flávio Dino 4.570 votos ou 53,71%. 

Glauber deixou de brigar voto a voto com o prefeito pela falta de experiência, comum em início de qualquer jornada.

• Os deputados ficaram bastante satisfeitos com os resultados.
-------------------------------------------------------------------


O ex-presidente da Câmara Municipal Zeziquinho (PSDB):

Como era esperado, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal Zeziquinho e seu grupo conseguiram para o deputado estadual Josimar do Maranhãozinho (PR) 1.074 votos e para o deputado federal Ricardo Archer (PSL) 497 votos. Zeziquinho mostrou ser a terceira força nestas eleições, surpreendendo alguns desavisados, mas não a nós, que já o esperávamos na 3ª ou no máximo 4ª colocação. O ex-parlamentar fez à votação do federal próximo aos 500 votos e mais uma vez Ricardo Archer não se elegeu, este seria o ponto negativo, mas vale lembrar que a votação acima dos mil votos, deu moral ao político, que mais uma vez mostrou habilidade.

• O deputado Josimar ficou bastante satisfeito com o resultado.
-------------------------------------------------------------------


O ex-vereador Alex Chião (PSD):

Alex Chicão (PSD) eleito três vezes vereador e candidato a prefeito nas últimas eleições municipais obteve uma boa votação, se comparado com a eleição de prefeito, onde recebeu 499 votos. Alex e seu grupo conseguiram o 4º lugar na votação do deputado estadual Marcos Caldas (PRP) que recebeu 518 votos, deixando nomes de peso para trás, como o ex-vereador Magno Tomaz, a vereadora Elvira Melo, o ex-prefeito Aloísio e o ex-prefeito Zé Alberto (Vei do Limão). O ponto negativo da campanha foi o fato de Marcos Caldas não conseguir a reeleição, mas, como declarou apoio ao eleito Flávio Dino (PCdoB) pode compor a equipe de governo.

• Votação acima do esperado, Marcos Caldas embora não eleito ficou satisfeito com o resultado.
-------------------------------------------------------------------


Ex-prefeito Aloísio Holanda (PRP):

O ex-prefeito Aloísio Holanda e seu grupo formado pela ex-presidente da Câmara Municipal Neusa Costa e o vereador Neném Barreto deu uma votação muito abaixo do esperado aos seus candidatos a deputado estadual Stênio Resende (PRTB) que obteve apenas 419 votos e deputado federal Juscelino Filho (PRP) que recebeu apenas 414. Pra quem ainda acha que foi grande a votação, basta comparar com suas votações anteriores. O fraco desempenho para quem era acostumado fazer acima de 1.500 votos, pode tirar a eterna vaga de vice-prefeito de Aloísio que ocupou o cargo por três vezes e emplacou a esposa Lúcia do Aloísio vice-prefeita na chapa de Rodrigo Oliveira.

• Com certeza Stênio esperava mais votos em Olho d’Água das Cunhãs-MA, como de praxe.
-------------------------------------------------------------------


O ex-presidente da Câmara Municipal Magno Tomaz (PMDB)

Muito cotado para fazer a maior votação na eleição estadual de 2010, o grupo gavião liderado por Magno Tomaz fez uma votação abaixo das expectativas daquele ano. Já nestas eleições o desempenho foi ainda mais fraco, haja vista, que não foi montada nenhuma estrutura de campanha. O deputado estadual reeleito Roberto Costa (PMDB) recebeu somente 414 votos, já o deputado federal eleito João Marcelo (PMDB) recebeu 573 votos. O que pode ter contribuído, foi o fato de Magno Tomaz não ocupar cargo público e ainda sua ausência constate em Olho d’Água, devido a trabalhos prestados a uma empreiteira de construção civil.  O ponto positivo foi justamente ter conseguido eleger os dois candidatos.

• Embora razoável à votação, os deputados devem ter saído satisfeitos, pelo pouco investimento na campanha.
-------------------------------------------------------------------


Vereadora Elvira Melo (PP):

A vereadora Elvira Melo foi um dos políticos que decepcionou na votação, se compararmos com eleições anteriores, fazendo apenas 284 votos para o deputado estadual reeleito Carlinhos Florêncio (PHS). Elvira chegou a fazer mais de 2 mil votos para o deputado federal Zé Vieira nas eleições de 2010. Talvez a explicação no fraco desempenho da parlamentar, se deva ao fato de ter ingressado no grupo do prefeito Rodrigo Oliveira, pois, a maior parte do eleitorado dela é oposição. Porém, quando se trata de Elvira Melo sempre pode esperar boa votação numa possível reeleição a Câmara Municipal, pois não se pode negar que ela, tem muito serviço prestado. O ponto positivo foi o fato do deputado estadual Carlinhos Florêncio (PHS) ter conseguido a reeleição.

• Votação muito abaixo do esperado, mas com pouco investimento de campanha.
-------------------------------------------------------------------


O ex-prefeito José Alberto (Vei do Limão):

Mesmo derrotado nas eleições municipais de 2012, quando recebeu a expressiva votação de 4.164 (39,31%) o ex-prefeito Zé Alberto (Vei do Limão) teve uma queda considerada nestas eleições. Vei do Limão teve o pior desempenho entre os grandes políticos de Olho d’Água das Cunhãs. O candidato à reeleição deputado estadual Edilázio Júnior (PV) recebeu tão somente 295 votos (3,11%) dos votos. Pra piorar ainda mais as coisas, os 295 votos, não podem ser totalmente atribuídos ao ex-prefeito se levado em consideração que Edilázio (PV) tem parentes em Olho d’Água e havia recebido nas eleições 2010 mais de 60 votos sem apoio de nenhum político. O deputado federal Eleito João Marcelo (PMDB) recebeu 573 votos, mas os números foram conseguidos junto com o Grupo Gavião de Magno Tomaz. O único ponto positivo foi o empenho do jovem Alan Azevedo que praticamente carregou a campanha de Edilázio nas costas, frente à rejeição dos pais. O caso de Vei do Limão servirá por muito tempo de exemplo para muitos que não respeitam a soberania do povo.

• Provavelmente um dos maiores orçamentos de campanha que não se converteu em votos, deixou o deputado Edilázio muito insatisfeito com o resultado das urnas.

Veja abaixo, os políticos que se destacaram e decepcionaram nas eleições 2014:

Desempenhos esperados ou acima (positivos):

Rodrigo Oliveira (DEM) 
Glauber Azevedo (Calango)
Zeziquinho (PSDB)

---------------------------------------
Desempenhos pouco abaixo do esperado (razoáveis):

Alex Chicão (PSD)
Magno Oliveira (PMDB)


---------------------------------------
Desempenho muito abaixo do esperado (negativo):

Aloísio Holanda (PRP)
Zé Alberto (Vei do Limão - PP)
Elvira Melo (PP)

* Corrigindo: Drª. Selma Barreto entrou em contato com o titular deste blog, para informar que não compôs o grupo do ex-prefeito Aloísio Holanda nestas eleições, também não fez campanha pra seus candidatos. 

A intenção com à analise do desempenho de cada político olhodaguense foi mostrar a atual realidade das lideranças no município, sem enaltecer ou diminuir ninguém. A real intenção é informar nossos fies leitores, a quem devemos levar a realidade dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!