6 de junho de 2014

Pio XII-MA: 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF Município Aprovado

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho em parceria com o CMDC – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Prefeitura Municipal de Pio XII, realizou o 1º Fórum Comunitário do município – Selo UNICEF Município Aprovado, edição 2013/2016.

O evento aconteceu na Igreja Batista Peniel, teve início às 08hs da manhã de hoje (05), coloca a cidade, como uma das poucas no estado com o titulo de grande relevância, tendo em vista, a importância da UNICEF, uma das entidades mais respeitadas do planeta.

A mesa foi composta por Leonildo Figueiredo (Assistência Social), Sérgio (Coordenador do Conselho Tutelar), Pedro Lopes (Pres. do CMDCA), Célia Naiva (Educação), Abias Oliveiras (Esporte), Edinho Jansen (Cultura), Silvâna (Assistente Social do CRAS), Francisco Portilho Neto, Francisco Carvalho e professora Nanci. Leonildo Figueiredo (Leó) abriu os trabalhos e participou ativamente no Fórum Comunitário.

O auditório da Igreja Batista Peniel, ficou lotado pelos participantes, na sua maioria alunos da rede municipal de ensino, de onde foram escolhidos os jovens para fazerem parte do SELO UNICEF. O evento contou com a participação de todos os conselheiros municipais.

O Selo Unicef Município Aprovado é uma certificação internacional que reconhece o esforço dos municípios que mais avançam em termos de políticas públicas que promovem, protegem e realizam direitos de crianças e adolescentes. Podem aderir ao Selo os cerca de 800 municípios dos nove Estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Ao aderir ao Selo, os gestores assumem o compromisso de
desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social. Elas têm o objetivo de promover os direitos das crianças e adolescentes de sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger-se e ser protegido do HIV/Aids, crescer sem violência, ser adolescente, ser prioridade absoluta nas políticas públicas, praticar esportes, brincar e divertir-se. 

A metodologia do Selo prevê o desenvolvimento de ações de comunicação para o desenvolvimento e de mobilização social, treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas, monitoramento de indicadores sociais, avaliação do desempenho, e atividades de participação social e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados e atividades de participação social.

Vale ressaltar, que o município de Pio XII entra num seleto grupo de municípios do país, a contarem com a honraria, deixando para trás, grandes cidades, que indispõe do mesmo.

Nossa equipe vem observando o esforço do secretário municipal Leonildo Figueiredo (Leó) em eventos da Assistência Social e outras pastas. Hoje, o gestor representou o prefeito Paulo Veloso no evento, onde serviu água mineral a cada aluno participante, mostrando amor ao que faz, humildade e igualdade com seus subordinados.

Não poderíamos deixar de destacar o compromisso da atual gestão com a melhoria do município, principalmente no tocante ao crescimento profissional e pessoal de sua gente.

Veja abaixo à relação dos alunos, que passam a fazer parte do SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO:

1 - Antonia Beatriz Cruz Silva – 5ª Série
2 - Ana Vitória – 5ª Série
3 - Manoel Renan – 6ª Série
4 - Adna Cristina Paulo dos Santos – 8ª Série
5 - Everton da Silva do Nascimento – 8ª Série
6 - Andréia Sales da Silva – 8ª Série B
7 - João Joaquim Vieira Cirilo – 8ª Série B
8 - Marta Silva de Oliveira – 8ª Série D
9 - Jéssica Gabriela da Silva Ferreira – 8ª Série D
10 - Maria Eduarda Gonçalves Coutinho – 8ª Série D
11 - Vanessa da Silva Siqueira – 8ª Série D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!