10 de janeiro de 2014

Morre aos 78 anos, o pecuarista Luís Gomes em Olho d'Água das Cunhãs

Luís Gomes de Sousa
Faleceu as 05 horas da madrugada de hoje (10) o pecuarista Luís Gomes de Sousa, 78 anos, morador de Olho d’Água das Cunhãs-MA, há exatos 56 anos. Nascido Ipueiras-CE, mudou-se para o chuvoso e promissor Estado do Maranhão com a família e outros retirantes, fugindo da implacável seca de 1958.

Morou em Olho d’água e foi vizinho do senhor Mariano Paulo na Rua JK na companhia de um irmão, que preferiu seguir um novo rumo. Seu Luís trocou a sede do município pelo Povoado Igarapé da Palmeira, onde trabalhou duro e juntou os primeiros trocados. Com a visão de homem empreendedor, começou a negociar com os agricultores da região, comprando e revendo a produção local, como: Arroz, farinha, feijão, mandioca, frutas, coco babaçu e outros. Em pouco tempo se tornou o maior comerciante do povoado. Após casar com Dona Romana filha do também cearense senhor Joaquim Sati, resolveu voltar a olho d’água, para colocar os filhos na escola, ao se reinstalar na sede, montou uma usina de beneficiamento de arroz. Nessa época, o homem havia se tornado, além de comerciante, um dos maiores pecuaristas da região.

Seu Luís Gomes era um homem apaixonado pela política, mesmo sem concorrer a nenhum cargo público, exerceu grande influencia no resultado de algumas eleições. Numa delas elegeu o filho Genival Alcântara, um dos vereadores mais votados, em outra o primogênito foi campeão de votos. Nas eleições municipais de 2010, colaborou ativamente na vitória do atual prefeito Rodrigo Oliveira, que é casado com sua neta Luana, filha do ex-vereador e empresário Genival.

O pecuarista era homem de muitas amizades e beneficiou incontáveis trabalhadores rurais, vários utilizavam suas terras para tirar o sustento da família, através de plantações (Roças), estes mesmos, receberam dele a assinatura necessária para a aposentadoria do INSS, como trabalhador rural.

Próximo das 05 da manhã de hoje (10) Seu Luís passou mal e foi levado ao hospital municipal, e mesmo doente, insistiu em dirigir o próprio carro, mas, a esposa Dona Romana cautelosa e preocupada com a saúde do marido, conduziu o veículo. Pouco depois, correu a triste notícia de seu falecimento, em decorrência de um infarto. 

A família aguarda a chegada da filha Iraci, que reside em Fortaleza-CE.

O corpo está sendo velado em sua residência, na Rua Rui Barbosa (Próximo a Assembleia de Deus). Durante o período, que nossa equipe esteve no local, a filha Rosimar Alcântara, permaneceu o tempo todo ao lado do pai, bastante emotiva acariciando-o, confirmando que o amor e apego entre os dois era muito intenso. 

O sepultamento deverá acontecer no início da manhã deste dia 11, no Cemitério do Axixá, nesta Cidade.

Luís Gomes mesmo sendo, um homem sério e respeitador, gostava de tirar um dedo de prosa com os amigos,vizinhos e parentes e não perdia oportunidades para fazer uma boa piada, como contou a nossa reportagem o seu filho Vaval. "Ele era muito alegre, brincava com todo mundo". disse.

Olho d’Água das Cunhãs perdeu um homem que contribuiu ativamente para o seu desenvolvimento e o crescimento do comércio local, tendo em vista, que adotou a cidade, como sua terra. 

Alguns olhodaguenses espalhados pelo Brasil lamentaram o falecimento e o fato de não puderem se despedir, como é o caso do seu amigo Roberto Silva (Medeirinha) morador de Capitão de Campos-PI. Ao entrar em contato com nossa reportagem, lamentou profundamente e lembrou do último encontro e abraços do amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!