1 de outubro de 2013

Fórum "Políticas Públicas em Defesa dos Direitos do Idoso" em Pio XII


Foi realizado ontem (30) no templo da Igreja Batista Peniel em Pio XII-MA, o I Fórum Municipal de Políticas Públicas em Defesa dos Direitos do Idoso com o tema: A Terceira Idade em Primeiro Lugar. Na ocasião, foi implantado o Conselho Municipal do Idoso com base na Lei 101/2002, cumprindo determinação do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (CEDIMA).

Compareceram:

O prefeito de Pio XII Paulo Veloso, Secretário de Assistência Social e Trabalho Leonildo Figueiredo (Leó), adjunta Ana Rosa Gonçalves, Pastor Antônio (Igreja Peniel) e demais secretários municipais, que presenciaram os conselheiros eleitos recebendo posse liderados por Iolanda da Silva Costa a presidente do mesmo.

O principal objetivo do “Fórum do Idoso” foi discutir políticas públicas voltadas para o idoso, tendo em vista, que completa 10 (Dez) anos da criação do estatuto do idoso Lei 10.741/2003.

A Coordenadora de Atenção Básica de Saúde de Pio XII Drª Railda Rodrigues, uma das palestrantes abordou o tema: “Política de Saúde e Estatuto do Idoso”, onde esclareceu vários direitos dos beneficiários.
A psicóloga do Creas-PIO XII Drª Hilma Fades abordou o tema: “Violação de Direitos” e frisou os principais pontos, onde são desrespeitados os direitos e fechados o acesso a vários benefícios, que a camada da melhor idade tem.
Ao termino do Fórum, os idosos participaram de um lanche reforçado na lanchonete da Igreja Peniel. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e CEDIMA (Conselho Estadual dos Direitos do Idoso), tendo como âncora Leonildo Figueiredo titular, que falou com nossa equipe:

“A nossa intenção é discutir e melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos, uma classe que tem muito direito adquirido por lei, mas nem sempre é respeitado”, disse.


Uma das marcas do governo Paulo Veloso é justamente o investimento na qualificação de sua gente, pelos vários Fóruns realizados até aqui na sua gestão, que aguça a curiosidade popular e busca melhorias, através de políticas públicas voltadas aos menos favorecidos.

Um comentário:

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!