20 de julho de 2013

Jovem de Bacabal teria perdido a vida ao praticar aborto

Eliziane Costa, 18 anos 
Do blog do Sérgio Matias

Essa jovem da foto acima, Elizanne Costa, 18 anos, aluna do Colégio Militar Tiradentes, perdeu a vida na madrugada desse sábado (20).

Informações dão conta que ela veio a óbito ao praticar um aborto, até o momento o blog não sabe se o fato ocorreu de forma espontânea ou induzida. Em contato telefônico com o Pronto Socorro de Bacabal a atendente não soube informar se a vítima chegou a dá entrada naquela casa de saúde.

O aborto induzido, quando realizado por profissionais capacitados e em boas condições de higiene é um dos procedimentos mais seguros da medicina atual. Entretanto, o aborto inseguro, feito por pessoas não-qualificadas ou fora de um ambiente hospitalar, resulta em aproximadamente 70 mil mortes maternas e cinco milhões de lesões maternas por ano no mundo. Estima-se que sejam realizados no mundo 44 milhões de abortos anualmente, sendo pouco menos da metade destes procedimentos realizados de forma insegura.

A incidência do aborto se estabilizou nos últimos anos, após ter tido uma queda nas últimas décadas devido ao maior acesso a planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Quarenta por cento das mulheres do mundo têm acesso a aborto induzido em seus países (dentro dos limites gestacionais).

O aborto geralmente é dividido em dois tipos, aborto espontâneo e aborto induzido. Outras classificações também são usadas, de acordo com o tempo de gestação, por exemplo.

Aborto espontâneo

Aborto espontâneo, involuntário ou casual, é a expulsão não intencional de um embrião ou feto antes de 20-22 semanas de idade gestacional. Uma gravidez que termina antes de 37 semanas de idade gestacional que resulta em um recém-nascido vivo é conhecida como parto prematuro ou pré-termo. Quando um feto morre no interior do útero após a viabilidade, ou durante o parto, geralmente é chamado de natimorto.

Aborto induzido

O aborto induzido, também denominado aborto provocado ou interrupção voluntária da gravidez, é o aborto causado por uma ação humana deliberada. Ocorre pela ingestão de medicamentos ou por métodos mecânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!