30 de junho de 2013

Comemoração do Dia do Pescador em Pio XII-MA

A população de Pio XII assistiu hoje (29) uma das maiores manifestações populares organizadas na história, “A Festa do Pescador” comemorada no Dia de São Pedro levou uma multidão a sede da Colônia de Pescadores do e em seguida milhares de pescadores e pescadores desfilaram pelas principais ruas do município.
Grandes autoridades marcaram presença na festa, como o representante da classe no estado, o deputado Edson Araújo (PSL), prefeito Paulo Veloso, vice-prefeito e presidente de honra dos pescadores Edimundo Pescador, Vereador Hiquias, presidente do Sindicato dos Pescadores Ivar Furtado, Vereadores Oenes Quaresma e Davi Ribeiro, Pastor e Juiz Arbitral de Poção de Pedras, Secretários Municipais, entre outros...
Um dos destaques da comemoração foi à presença do Presidente do Sindicato dos Pescadores de Pio XII Ivar Furtado, sempre ao lado do amigo vereador Hilquias, fez questão de desmistificar qualquer diferença entre os órgãos, pregou a união e unidade, parabenizando os companheiros pescadores e a organização do evento e participou ativamente de tudo.
Hilquias representante dos pescadores na Câmara Municipal justificou a ausência de companheiros de parlamento e criticou a ausência dos vereadores Pedro Felipe e Josué Lima, que se diziam representantes e votaram contra o projeto de criação da Secretaria da Pesca, prejudicando a classe. Segundo o parlamentar, a secretaria poderá ser criada através de mobilização, com apoio e assinatura de 1% da população, como prevê o regimento.
O deputado estadual Edson Araújo destacou vários projetos que beneficiam o pescador, entre eles: O Programa de Erradicação do Analfabetismo na Pesca, que poderá ser implantado no município.

No final da manhã a cidade parou para assistir a passagem dos festivos pescadores, embora, debaixo de um sol escaldante não perderam a animação e irreverencia mostrando ser uma das classes, mais ativas e organizadas do estado. De volta a
sede a anfitriã presidente da Colônia de Pescadores (Z-74) Luciene Oliveira Sales ofereceu um almoço aos pescadores e convidados, local usado em seguida para distribuição de vários prêmios, entre: Material de pesca, ventiladores, panelas de pressão, bicicletas e demais prêmios.
organizadas do estado. 

A festa se completou com o concurso de dança entre os pescadores e pescadoras, que literalmente sacudiram a multidão numa brincadeira sadia, que encerrou as festividades de comemoração do “DIA DO PESCADOR 2013”. 




Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!