26 de maio de 2013

16 anos atrás morria o maior lider político de oposição Zezico Costa

Do blog do Antonio Filho

Hoje dia 26  de maio de 2013 precisamente as 12h:15 completam exatamente 16 anos do morte de um dos maiores líderes políticos da história do município de  Olho d’Água das Cunhãs, José Ribamar da Costa o amigo 'ZEZICO COSTA'. Ele faleceu vítima de um aneurisma hemorrágico no Hospital UTI de São Luis- Ma.

José Ribamar da Costa carinhosamente conhecido por Zezico Costa nasceu no dia  12 de setembro de 1925 em Grajaú –MA . Chegou aqui na região do Médio  Mearim em 1953. Em 1961 instalou a primeira descarosçadeira de algodão . O Armazém Fluminense já  funcionava desde 1958 e a Farmácia São José.

Em 1964 introduziu a pecuária de corte trazendo de Uberaba – MG, 22 novilhos PO (Puro de Origem) e fêmeas, além de um touro reprodutor. Zezico Costa um homem humilde e empreendedor sempre ajudou as pessoas, principalmente aquelas de menor  poder aquisitivo e pensando no desenvolvimento de Olho d´’Agua das Cunhãs, por várias disputou as eleições sendo candidato a prefeito e uma vez vice.


Zezico Costa, Paulinho do som e Alice Gastão, campanha de 1988
Os filhos de Zezico: Dr. Fernando Costa, Léa Márcia e Zeziquinho
Em 1962 foi candidato a vice-prefeito do senhor Newton Martins.

Em 1968 foi candidato a prefeito, o vice foi Newton Martins.

Em 1976 disputou pela 3ª vez e teve como vice Zucastro (um dos  fundadores do Clube Recreativo Alvorada).

Em 1982 também candidatou-se a prefeito e teve como vice Domingos do Bazar.

Em 1988 Favoritissimo o senhor Zezico Costa disputou a última eleição, Alice Gastão mulher do ex-prefeito Minguel Gastão foi sua candidata a vice, na época o prefeito de Olho d’Água das Cunhãs era o Sr. Antônio assumpção Moura (Seu Tonho). Para muitos 88 foi a campanha mais linda de todas, no final uma derrota inesplicável.

Zezico Costa teve sua parcela de contribuição no desenvolvimento do município, mesmo sem mandato ele participava de reuniões com membros do governo do estado e com representantes do Governo Federal. Segundo o vereador Antônio Piauí, foi no  fim dos anos 80, na casa do líder político Zezico Costa, que ele participou de várias reuniões com representantes do estado e até mesmo, com o próprio governador João Alberto.

Naquela época um dos assuntos em pauta era a tão sonhada estrada para o Povoado Centro do José Rodrigues, além de outras prioridades e no ano seguinte a mesma  foi construída afirmou Antônio Piauí.


Homenagem ao saudoso político e amigo José Ribamar da Costa (Zezico Costa).


Colaboradores: Professor Wesley Sá e o advogado Fernando Costa

Reedição: Mearim Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!