14 de abril de 2013

Vendedores ambulantes fazem lixão na praça principal

Lixo na Praça Antonio Tomaz em Olho d'Água das Cunhãs-MA
Os vendedores ambulantes de Olho d’Água das Cunhãs-MA, que se utilizam da praça principal como meio de sobrevivência, estão deixando o lixo produzido por seus consumidores, espalhados pelo que deveria ser o cartão postal da cidade. 

A grande maioria do lixo é proveniente de vendedores de bebidas e alimentos, como: Churrasquinhos, espetinhos, hambúrguer, batata frita, bombons, entre outros. Após as vendas a parte central da cidade se torna um grande amontoado de copos descartáveis, pratinhos plásticos, resto de carvão, resíduos de gordura e demais sujeiras (Foto).

A maioria dos vendedores não utiliza deposito de lixo, e quando se pergunta onde jogar as embalagens usadas, alguns respondem na maior cara de pau. 

“Pode jogar ai, que a prefeitura manda juntar amanhã”.

Os barraqueiros da praça:

Se já não bastasse a comunidade conviver com as barracas permanentes, os donos dos quiosques simplesmente transformam a praça num local sujo, cheio de resto de gordura na calçada com péssimo cheiro.

Cabe ao poder público municipal, cadastrar os vendedores, fornecer estruturar com barracas desmontáveis, oferecer treinamento especifico, numa espécie de reeducação social, seja na higiene dos alimentos, atendimento ao cliente, trato e destino do lixo produzido. Falando nisso, deve dispor aos vendedores e consumidores recipientes para receber a sujeira.

Não é justo que toda a população pague para recolher a sujeira produzida pelos vendedores e seus clientes, através da limpeza pública, mas os próprios comerciantes devem cuidar disso.

Nossa intenção ao falar sobre o problema é melhorar a vida das pessoas, inclusive dos próprios vendedores, que precisam viver da informalidade, pois infelizmente o país não oferece oportunidades a todos. Melhorar a qualidade do produto oferecido por estes, garantindo as pessoas segurança quanto à alimentação, além de tentar trazer novos visitantes, pois uma cidade limpa e organizada é admirada por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!