10 de novembro de 2012

Chuva volta cair em Olho d’Água após meses secos

Chuva de ontem (10) na MA-008 (Rua Marcos Passos em Olho d'Água 

Após vários meses sem uma gota d’Água na região vinda do céu, a chuva voltou  a cair em Olho d’Água das Cunhãs-MA. O período seco já contabiliza um grande prejuízo aos criadores de gado e pequenos agricultores da cidade.

A madrugada de hoje (10) recebeu uma chuva calma, porem duradoura, que literalmente esfriou nosso município e a cabeça de muitos criadores.

Olho d’Água tem uma das mais altas temperaturas da região e provavelmente do Maranhão, em razão do desmatamento desordenado, registrando em alguns dias do ano cerca de 2 a 3 graus célsius a mais, que algumas cidades vizinhas, como: Satubinha, Pio XII, Vitorino Freire, entre outras...  Tal desequilíbrio ambiental tem como principais culpados, as mesmas pessoas, que hoje sofrem com o período seco, pois na sua maioria são criadores de gado, responsáveis diretos pela devastação dos babaçuais, para plantação de capim.  A natureza de certa forma, dando os frutos ao homem do que ele mesmo plantou, mas, novos fazendeiros (Filhos de fazendeiros) dessa região, começam a mudar a cultura, pois alguns destes estão deixando crescer novamente parte dos babaçuais nas fazendas.

Sobre a chuva, é indescritível a sensação de ouvir a chuva caindo no telhado e o tempo amenizar o forte calor dos últimos meses, que tem judiado com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!