9 de maio de 2012

Encerra hoje (09) o prazo para inscrição e transferência de domicilio eleitoral


Do Blog do Sérgio Matias
Titulo de eleitor
Em ano que não ocorra eleição, a inscrição eleitoral e a transferência podem ser requeridas a qualquer momento. Esse ano, no entanto, tais requerimentos só podem ser formulados até 150 dias antes da data da eleição (7 de outubro).


Portanto quem ainda deseja participar da escolha dos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de seus municípios têm até hoje para regularizar a sua situação.


Para tirar o Título de Eleitor, você deverá comparecer ao Cartório Eleitoral e levar os seguintes documentos: RG original (ou certidão de nascimento ou casamento) e Comprovante de endereço (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone, etc. Desde que contenha nome e endereço).


Posso tirar meu título pelos Correios ou pela Internet?
Não. Você deve comparecer pessoalmente ao Cartório portando os documentos necessários.


Posso faltar ao trabalho para tirar meu título eleitoral?


Sim. Você tem um dia de dispensa para tirar o título eleitoral, conforme permite a legislação trabalhista (CLT, art. 473, V).
Título Eleitoral
Tirar o título de eleitor e votar é obrigatório para os brasileiros maiores de 18 e menores de 70 anos de idade. 


O alistamento eleitoral é a inscrição do cidadão no Cadastro Nacional de Eleitores.


Quando não atendidas estas exigências legais, haverá cobrança de multa.


Os maiores de 16 e menores de 18 anos, os analfabetos e os maiores de 70 anos de idade não são obrigados a se alistar como eleitores. Se o fizerem, não têm a obrigação de votar. É o chamado voto facultativo.


Em Olho d’Água das Cunhãs-MA, devem-se formar grandes filas no cartório eleitoral do município, pois muita gente procura resolver suas situações, no ultimo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!