14 de fevereiro de 2012

Presidente da Câmara de Satubinha é o 1º a entregar prestação de contas eletrônica ao TCE-MA


O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) recebeu na manhã desta segunda-feira, 06/02, a prestação de contas referente ao exercício de 2011 da Câmara Municipal de Satubinha. De responsabilidade do vereador Raimundo Chagas Rodrigues (Raimundão), presidente da câmara, as contas foram as primeiras a serem entregues ao TCE em formato eletrônico, cumprindo o que determinam as Instruções Normativas nº 25 e 26, que disciplinam a entrega das prestações de contas no novo formato.

As contas foram protocoladas quase dois meses antes do encerramento do prazo estabelecido pela Constituição Federal para o cumprimento da obrigação, constituindo um recorde em termos de entrega de prestações de contas de Câmaras Municipais.

De acordo com Raimundo Rodrigues, a nova sistemática não trouxe nenhuma dificuldade para que a obrigação de prestar contas fosse cumprida. Apenas foi necessário trabalhar de forma planejada, distribuindo ao longo do exercício financeiro a elaboração de todos os lançamentos referentes à execução orçamentária.

Para Raimundão as modificações adotadas pelo TCE, além de se mostrarem perfeitamente viáveis, deveriam ser entendidas como um estímulo aos gestores que aplicam corretamente os recursos públicos. “Nossa preocupação é pensar não apenas o presente, mas trabalhar com vistas ao futuro para tornar a gestão pública mais eficiente”, destaca.

O presidente do TCE, Edmar Serra Cutrim, afirma que o fato de a primeira prestação de contas no formato eletrônico ter sido entregue por uma Câmara Municipal do interior maranhense comprova que não há maiores dificuldade ao cumprimento das normas estabelecidas. “O gestor que mantém atualizada a contabilidade de seu órgão, câmara municipal ou município, conseguirá cumprir, sem problemas, os prazos legais para entrega de suas contas”, avalia.

Para o recebimento das prestações de contas o TCE montou uma estrutura que envolve vários servidores de diversos departamentos do órgão. Vinte terminais de computador devem estar à disposição dos gestores para a entrega da documentação eletrônica exigida. Os servidores que participarão diretamente dessa atividade foram treinados para proporcionar uma melhor prestação de serviço, que inclui orientação aos gestores quanto às suas principais dúvidas sobre a nova sistemática de prestação de contas. 

Fonte: TCE-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!