31 de janeiro de 2011

Bacabal é destaque no Fantástico: a delegacia que tem uma jaula e o telefone não faz ligações

A cidade de Bacabal - MA e muitas outras do Brasil foram destaque no programa Fantástico da Rede Globo neste domingo (30). Numa reportagem especial, o programa mostrou a precariedade em que funcionam as delegacias de polícia do Brasil.


Ao passar por Bacabal, a equipe flagrou e mostrou a situação da delegacia do 1º Distrito Policial: a única no Brasil que possui um "gaiolão" para colocar os presos. A reportagem chamou de "jaula", como se fosse um zoológico, e não a cela de uma delegacia.

O Fantástico flagrou os presos dentro do gaiolão da delegacia de Bacabal que passaram a noite na chuva. Um preso afirmou que "Desejava mais morrer do que ficar aqui dentro. Nesse sofrimento aqui, quero mais morrer". Outro preso destacou: "Agorinha, eu rezei para não chover mais. Se cair outra chuva aqui, Ave Maria, nós estamos mortos"

Sobre a situação dos presos no gaiolão da delegacia de Bacabal, o secretario de Segurança do Maranhão, Aluísio Mendes, declarou: "É realmente uma situação que não é típica, que não deve ser constante e que realmente a gente precisa ver o que está acontecendo". Mas ao dizer que essa situação não é típica, o secretário mente, o gaiolão de Bacabal existe há anos e sempre são colocados presos lá. Mas talvez o secretário não saiba afinal ele assumiu o cargo esse ano.

Atualmente a delegacia de Bacabal possui outros 30 presos, divididos em duas celas. A falta de higiene é tanta que os funcionários dizem criar uma jibóia, para que ela coma os ratos do local. O telefone do 1º DP de Bacabal não faz ligações.


Veja o vídeo com a matéria completa, clique no link abaixo:
http://www.louremar.com.br/2011/01/bacabal-e-destaque-no-fantastico.html

Fonte: Blog do Louremar Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!