17 de setembro de 2010

Procon divulga lista de empresas que lideram reclamações


A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon/MA) divulgou, nesta sexta-feira (17), o ranking das 10 empresas que mais têm lesado o consumidor e lideram o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas.

O Maranhão é um dos 20 Estados, mais o Distrito Federal, que participa dessa divulgação, uma obrigação que consta no Código de Defesa do Consumidor em seu art. 44.

A superintendente do Procon, Denise Ribeiro Gasperinho Costa, explicou que isso é possível porque o órgão é integrado ao Sistema Nacional de Informação e Defesa do Consumidor, criado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, órgão coordenador do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

O ranking corresponde ao período de setembro de 2009 a agosto de 2010, quando foram registrados 396 atendimentos. “Vale frisar que esses números não correspondem ao número total de atendimento feito pelo Procon em relação a uma determinada empresa, já que outras formas de atendimento não entram nesse cadastro, tais como simples consulta e Cartas de Informações Preliminares”, observa Denise Gasparinho.

“O Cadastro de Reclamações Fundamentadas corresponde ao número de atendimento feito por meio de abertura de procedimento no sentido estrito do termo, ou seja, com abertura de processo administrativo, o qual é iniciado por audiência”, completou a superintendente.

Para a servidora Joselma Fonseca, a divulgação da relação das empresas que têm mais problema com o consumidor é importante para fazer a escolha na hora da compra. “Eu vou ficar com o pé atrás com uma empresa dessas. Se tiver outras opções, não vou comprar nela”, disse.

A superintendente disse que esse é exatamente o objetivo da divulgação do ranking: tornar público à sociedade o nome das empresas que mais têm lesionado o consumidor para que estes possam efetivamente fazer seu direito de escolha.

As empresas que figuram no ranking.

1- Lojas Gabriella

2- CCE


3- Oi Móvel

4- Cemar

5- Nokia

6- Sony Ericson


7- Oi Fixo (Telemar)

8- Positivo Informática

9- Claro S.A

10 - Tim Celular

As informações são da Secom do Estado.

Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O usuário é responsável pela repercusão do comentário!